Uma empresa socialmente responsável tem um papel importante no desenvolvimento das comunidades locais e pode fazê-lo através de patrocínios, doações, mecenato e voluntariado em áreas como a educação, cultura e desporto, por exemplo. O número de actividades que se pode desenvolver é enorme e a nível nacional há exemplos de empresas a apoiar a construção de escolas e hospitais, fornecimento de material para escolas, conservação de monumentos e edifícios. Há casos de empresas em que os empregados participam voluntariamente em acções de educação e apoio a pessoas idosas ou doentes, durante o horário normal de trabalho.
Uma empresa socialmente responsável respeita os direitos dos seus trabalhadores, não recorre à exploração de mão-de-obra infantil, não exerce práticas discriminatórias e no caso de recorrer a mão-de-obra localizada noutros países, nomeadamente, de países em desenvolvimento, tem preocupação pelas condições de vida destes trabalhadores. O conceito Comércio Justo diz respeito precisamente a proporcionar aos produtores de países em desenvolvimento um rendimento justo pelo seu trabalho e condições para o seu desenvolvimento.
Uma empresa com uma actividade social e ambiental fortes demonstra uma estrutura sólida e consciente atraindo, desta forma, os investidores. A integração da RSE no mercado de valores reveste de valor económico o esforço das empresas no desenvolvimento da sociedade.
Um estudo conduzido nos Estados Unidos mostrou que:
- 60% das pessoas que procura emprego escolheriam a oferta da empresa que
demonstrasse maior responsabilidade social;
- 50% dos consumidores está disposto a pagar mais por um produto que esteja
associado a uma causa social;
- 20% da população pagaria 10% a mais pela causa certa;
- 61% dos consumidores mudaria de loja para uma associada a uma causa social;
- 70% dos consumidores não compraria produtos produzidos por empresas que
desrespeitem as questões sociais, como por exemplo, a utilização de mão de obra
infantil.
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