Assumir o compromisso com a Responsabilidade Social é sem dúvida o maior desafio que se coloca actualmente ao desenvolvimento global das organizações, estar em conformidade com a legislação aplicável, ser consistente com as normas de conduta internacionais e estar integrado em toda a Organização. A NP 4469-1 define um sistema de gestão, baseado no ciclo PDCA (Planear, Executar, Verificar, Actuar), que auxilia a organização a criar e manter a sua política e práticas de Responsabilidade Social. Esta norma estabelece a diferença entre quem realmente faz Responsabilidade Social e quem faz marketing e relações públicas baseadas em apoio a causas, filantropia ou mecenato. Ainda que estas acções sejam muito importantes, não podem automaticamente ser consideradas Responsabilidade Social, uma vez que o conceito está associado à forma como a organização realiza o seu negócio e aos impactes positivos e negativos que gera.
Promover o diálogo com as partes interessadas da empresa, aumentando o controlo dos perigos, gerindo o risco através da definição de objectivos, metas e responsabilidades; evidenciando a preocupação com a sociedade onde se insere, obtendo assim a sua licença para operar; aumentando a confiança de clientes, accionistas, comunidade e demais partes interessadas; consolida uma estratégia de desenvolvimento sustentado; melhora e encoraja uma efectiva comunicação interna e externa motivando os colaboradores.
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